Curso de Formação para Professores

A qualidade do ambiente marinho é imprescindível para a vida nas cidades litorâneas. O engajamento ambiental marinho-costeira é dependente do nosso conhecimento sobre o mar, a zona costeira e os processos que ocorrem nesta faixa tão importante para a sobrevivência da espécie humana. A experimentação, a vivência, o novo olhar com a abordagem lúdica e didática é possível no laboratório livre disponível na nossa região litorânea para concretizar esta educação e buscar a transformação sustentável deste espaço. O projeto Um Mundo à Beira Mar oferece um curso livre que aborda assuntos como: A origem e formação dos oceanos; O estudo do oceano e da região costeira com base em oceanografia; Os ambientes e ecossistemas marinhos; A Ilha de Santa Catarina e o litoral catarinense; Degradação ambiental na zona costeira; Mudanças climáticas e Desafios da Sustentabilidade.

Esse curso fornece uma base de apoio para professores com dicas de atividades práticas para diversos temas, aplicadas ao dia a dia e às disciplinas do ensino fundamental e médio.

“A preservação de um ambiente só faz sentido se o homem estiver incluso nele.”

OBJETIVO

• Proporcionar ao participante uma introdução ao ambiente marinho-costeiro e oceânico, à ecologia dos ecossistemas costeiros e à educação marinho-costeira por meio do uso de tecnologias de ensino a distância.
  • Proporcionar a vivência nos distintos ecossistemas costeiros da Ilha de Santa Catarina;
  • Apresentar materiais didáticos e propostas de atividades a serem desenvolvidas em práticas com as turmas no ensino formal.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas enviando uma solicitação de acesso pelo email beiramarufsc@gmail.com.

O curso é ofertado pela plataforma Moodle no seguinte endereço: http://www.mundoabeiramar.ufsc.br/course/ e estará permanentemente disponível, assim como, o suporte às atividades.

O curso terá uma carga horária total de 30 horas, sendo:

1. 10 horas em atividade na plataforma Moodle de Ensino à Distância – EAD. O curso EAD estará disponível no site www.mundoabeiramar.ufsc.br e será acompanhado pela equipe executora e ficará permanentemente acessível aos participantes do curso.
  2. 20 horas para desenvolver um projeto prático com sua turma na escola de acordo com a proposta do curso e elaborar um relatório, que ficará disponível nesta página do projeto.
  • Devido a situação da pandemia, as aulas presenciais estão suspensas.

IMPORTANTE: Receberá certificado, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina, quem cumprir no mínimo 75% do Curso EAD, participar de 70% das aulas presenciais e desenvolver o projeto prático com o respectivo relatório de conclusão.

Contato: beiramarufsc@gmail.com